Estudo científico revela estado de saúde das prostitutas de Guarulhos

medical-control1

Um grupo de cientistas de São Paulo estava bastante preocupado com a saúde das profissionais do sexo que ofereciam seus serviços em Guarulhos. Por esse motivo, durante sete anos eles realizaram um estudo no qual analisaram o estado de saúde de 756 prostitutas que concordaram em se submeter a exames periódicos de saúde.

Nesses controles, esperava-se estabelecer, entre outras coisas, qual a porcentagem de acompanhantes que apresentavam algum tipo de doença sexualmente transmissível, incluindo HIV, infecções vaginais e outras.

medical-control2

Heterogêneo grupo de mulheres

A mulher mais jovem que participou deste estudo tinha apenas 12 anos e era de nacionalidade estrangeira. O que destaca mais uma vez o grande problema que o Brasil tem com a questão da prostituição infantil. Por outro lado, a mulher mais velha que participou deste estudo tinha 60 anos. A idade média das prostitutas era de cerca de 30 anos e apenas 1% eram brasileiras em comparação com 99% europeias, asiáticas ou de algum outro país latino-americano.

No total, foram analisadas 756 prostitutas de Guarulhos, que foram submetidas a testes vaginais, procurando por qualquer tipo de infecção. A partir desses estudos, concluiu-se que 77,54% das prostitutas em Guarulhos eram completamente saudáveis, contra 22,46% que sofriam de algum tipo de infecção ou doença sexual.

As infecções vaginais mais comuns nas prostitutas

Se considerarmos apenas pessoas com algum tipo de infecção, descobrimos que quase metade delas, 49,41% sofria de vaginite bacteriana, que é um tipo de inflamação da vagina causada pelo crescimento excessivo de bactérias do que em condições normais já estão presentes na vagina, o que causa um desequilíbrio na flora vaginal da infectada.

Em geral, uma mulher saudável que não pratica prostituição pode contrair vaginite sem que isso indique atividade sexual excessiva ou desproporcional; no entanto, foi estabelecido que o fato de fazer sexo desprotegido ou dar duchas frequentes aumenta a risco de sofrer essa doença.

medical-control3

Os fungos a segunda patologia mais comum

7,14% das prostitutas em Guarulhos possuem fungos vaginais, o que representa 31,76% do número total de meninas com infecções. Os fungos, também denominados infecção vaginal por fungos, são uma infecção fúngica que tem como principal consequência grande irritação e coceira na área onde ocorre, neste caso na vagina e na vulva, que são os tecidos encontrados na abertura vaginal.

Essa infecção também não é anormal, pois geralmente afeta 75% das mulheres em algum momento da vida e, em muitos casos, pode ocorrer na mesma mulher em duas ou mais ocasiões ao longo da vida. No entanto, os estudos mais recentes estabelecem uma certa correlação entre o aparecimento de fungos vaginais e a prática de sexo oral; portanto, esse pode ter sido o motivo pelo qual 7% das prostitutas da região contraíram fungos.

Os 4,23% das acompanhantes de Guarulhos sofrem de LSIL

O LSIL, também conhecido como lesão intraepitelial escamosa de baixo grau, é a existência de células anormais na superfície do colo do útero causadas por alguns tipos de papilomavírus humano (HPV). O LSIL geralmente desaparece por si próprio e sem a necessidade de tratamento, no entanto, algumas vezes essas células podem se tornar anormais e até cancerosas. Essa infecção afetou 4,23% do número total de mulheres investigadas, mas representou 18,82% das prostitutas cujo resultado apresentou algum tipo de problema.

Por outro lado, 1,05% dessas mesmas meninas tinham HSIL, que é a variante mais grave do LSIL, o que implica a necessidade de realizar tratamentos imediatos para tratar a infecção ou, caso contrário, as células anormais encontradas na vagina se tornarão cancerosas e também se espalharão para o tecido normal mais próximo.

As razões para este estudo, além de difundir informações precisas sobre a situação atual das meninas na cidade, permite que as pessoas afetadas recebam tratamento adequado que lhes permita acabar com a doença.

Artigos relacionados