Com uma incrível capacidade de transmissão de dados, a tecnologia surge com uma proposta um tanto revolucionária. Desse modo a sigla 5G refere-se à quinta geração da comunicação móvel. Ou seja, o “G” é usado para designar as várias gerações de tecnologia de comunicação para dispositivos móveis que foram ou serão introduzidos no mercado.
Nesse sentido, a tecnologia 5G no Brasil é capaz de operar em uma onda milimétrica. Em outras palavras, a quantidade do espectro disponível desse tecnologia permite que os dados possam ser transferidos muito mais rápido do que é possível atualmente.
Qual a velocidade alcançada pela tecnologia 5G?
Para poder fazer uma comparação entre a tecnologia de transmissão é preciso entender que o 5G representa uma mudança drástica na velocidade de transmissão. Ou seja, a conversão para a tecnologia 5G e o avanço em termos de velocidade que isso implica seria como passar de um vagão a um avião de passageiros transcontinental.
Dessa maneria, os operadores que realizaram testes de velocidade com tecnologia 5G registraram velocidades de até 70 Gbps. Resultados impressionantes também foram obtidos em simulações patrocinadas pela indústria. Assim sendo, foram encontradas taxas de dados de 71 Mbps para usuários 4G e 1,4 Gbps para usuários de ondas 5G milimétricas.
Alcance da tecnologia 5G
Provavelmente o alcance dessa tecnologia pode vir a ser o seu maior inimigo já que as ondas milimétricas possuem um alcance limitado. Assim sendo, a compensação de velocidade em frequências de ondas milimétricas é uma faixa limitada. Portanto em testes de alcance de serviço de internet 5G de ondas milimétricas, os resultados foram obtidos a aproximadamente 500 metros da torre.
Ou seja, seria necessária uma propagação muito extensa de sistemas de antena MIMO para realizar uma implementação verdadeiramente independente da tecnologia 5G. Além disso, a incapacidade dos sinais de ondas milimétricas de atravessar obstáculos limita ainda mais o potencial do alcance. Isso por que, esses obstáculos teriam de ser levados em consideração no projeto de redes para usuários móveis.
Recepção dos consumidores e das empresas
Embora a necessidade da tecnologia 5G tenha sido impulsionada pela demanda contínua dos consumidores e empresas por maior velocidade. Também pela segurança aprimorada e mais aplicativos, muitos usuários ainda não sabem como a tecnologia 5G afetará suas vidas nos próximos anos.
De fato, o resultado mais óbvio e imediato para o consumidor é a capacidade exponencial de permitir transmissões mais rápidas. Nesse sentido, os sistemas tradicionais de Wi-Fi domésticos conectados à Internet por cabo, em alguns casos, serão capazes de se conectar a conexões 5G diretas. Em outras palavras, as velocidades estarão no mesmo nível da maioria das redes de fibra óptica.
Vantagens e inconvenientes da tecnologia 5G
Pode até parecer um grande clichê, mas da mesma maneira que ocorre com o avanço tecnológico, vale a pena diferenciar as vantagens e inconvenientes. Deste modo a melhor velocidade e latência que a tecnologia 5G traz é uma vantagem óbvia e importante sobre a tecnologia 4G. Outra vantagem da tecnologia 5G é o aumento da compatibilidade com dispositivos menores e transmissão menores.
Decerto, a problemática dessa nova tecnologia consiste no seu alcance limitado. Ou seja, obstáculos como prédios e árvores, as frequências altas também são mais suscetíveis à umidade e chuva. Deste modo, além de que lidar com o alcance limitado a tecnologia também estará susceptível as condições climáticas adversas. Dessa maneira, se a solução óbvia para um alcance limitado é um número maior de antenas, surge outro problema: os problemas estéticos e ambientais associados.